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9 de nov. de 2013

Resumo: Módulo 2 - Deficiência Visual


1)    Saúde visual
·         Os problemas de visão ocorrem na infância e na adolescência.
·         Pesquisas revelam que uma em cada cinco crianças em idade escolar sofre de problemas de visão.
·         Uma criança não consegue comparar se está enxergando bem ou não e dificilmente vai se queixar, podendo trazer sérios problemas para o aprendizado.
·         Sintomas:
a)    Dificuldade de leitura: ao ler um livro se precisa aproximá-lo dos olhos ou se é necessário afastá-lo. Observe se as letras ficam meio embaçadas.
b)    Piscamento: observe se você pisca muitas vezes ao focalizar um objeto ou durante a leitura.
c)    Sensibilidade exagerada à luz: em ambientes claros, não consegue abrir os olhos totalmente ou começam a lacrimejar.
d)    Terçol freqüente: é uma inflamação geralmente localizada nas pálpebras.

2)    Definição:
·         Perda na área da visão que pode ser
a)    Cegueira – total incapacidade de enxergar.
b)    Deficiência visual – alterações no sistema visual, nesse sentido, o sujeito perde a acuidade visual, a capacidade de distinguir imagens, requerendo a utilização de próteses.
c)    Quando não há outra incapacidade associada a falta de visão, o sujeito irá compensar com outros sentidos, como tato, audição e olfato.

3)    Classificação:
·         Deficiências Totais
a)    Cegueira ou perda de visão, caracterizada pela incapacidade de enxergar.
b)    Existem dois tipos de cegueira:
(1)  Absoluta – incapaz de distinguir alguma coisa, pode reconhecer um pouco de luz, mas é impossível adquirir conhecimentos por meio da vista.
(2)  Parcial – sujeito cego pode distinguir luz, sombras e contornos.
·         Deficiências Parciais
a)    Deficiência visual caracterizada por defeitos ópticos e ambliopia, problemas de refração no olho, manifestado por visão nebulosa (miopia, astigmatismo e hipermetropia), podem ser corrigidos por pequenas intervenções cirúrgicas ou uso de lentes.
b)    Na ambliopia existe uma sensibilidade imperfeita na retina, sem lesão orgânica do olho, levando a uma diminuição da visão de dois tipos:
(1)   Sujeitos com baixa visão – com auxílio de material adequado e especialistas podem desenvolver uma aprendizagem normal.
(2)  Sujeitos limitados visuais – com lentes ou aparelhos especiais podem realizar uma aprendizagem normal.
c)    Distúrbios e anomalias visuais mais comuns: hipermetropia, miopia, astigmatismo, estrabismo, heterotropia, nistagmo, albinismo e catarata.

4)    Causas da deficiência visual:
·         Podem surgir por interferências na formação de imagens na retina ou na transmissão destas ao cérebro:
a)    Erros óticos
b)    Defeito nos olhos
c)    Doenças
d)    Síndromes
·         As maiores causas eram:
a)    Sífilis
b)    Meningite
c)    Escarlatina
d)    Medidas como lavar os olhos de recém-nascido
·         O uso de vacinas conseguiu eliminar a maioria das causas.
·         Hoje infecções intra-uterinas como rubéola e toxoplasmose junto com malformação são as causas mais comuns de deficiência congênita.
·         González (2007) – oito grupos diferentes de causas da cegueira:
(1)  Anomalias congênitas (rubéola ou toxoplasmose) e herança genética;
(2)  Problemas de refração (miopia);
(3)  Traumatismos nos olhos durante a prática de esportes, queimaduras ou acidentes domésticos;
(4)  Lesões no globo ocular;
(5)  Lesões no nervo ótico, no quiasma e nos centros corticais;
(6)  Alterações próximas aos olhos, como pálpebras ou canais lacrimais;
(7)  Doenças gerais, infecciosas, intoxicações ou ainda transtornos endócrinos (diabetes, sífilis, glaucoma, ceratite, rubéola);
(8)  Causa determinada por parasitas.



5)    Diagnóstico e Tratamento:
·         Profissionais mais indicados é o médico oftalmologista, especializado na avaliação e tratamento dos defeitos e doença dos olhos e o optometrista, que examina, mede e trata certos defeitos funcionais de visão.
·         Os pais e professores podem detectar as deficiências visuais por meio de indicadores:
a)    Dificuldade de ler o quadro-negro;
b)    Ter dores de cabeça;
c)    Esfregar os olhos, olhos avermelhados e com lágrimas;
d)    Confundir e inverter letras e palavras;
e)    Trocar de linha ao escrever;
f)     Piscar e fazer esforços para ler;
g)    Incômodos excessivos pela luz.

6)    Pesquisas:
·         Teoria da Compensação Sensorial: com a visão deficiente, os outros sentidos automaticamente são reforçados.
·         Deficiência com efeito negativo: a deficiência em uma área do desenvolvimento pode ter efeito negativo em outras áreas. Um defeito funcional em uma área retarda ou perturba o desenvolvimento de outras áreas intactas.

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