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9 de nov. de 2013

Resumo: Módulo 7 - Fenômenos Escolares (Síndrome de Bornout e Bullying)

SÍNDROME DE BORNOUT
1.    Definição
·      Conjunto de sintomas e características que descrevem um estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho.
·      O trabalho coloca-se como castigo, sofrimento e culpa dependendo da motivação e do retorno que oferece ao trabalhador.
·      O trabalho forma a identidade do indivíduo, profissão, caracteriza seu ser, o indivíduo é a sua profissão.
·      O trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação, principalmente na forma em que se desempenha a tarefa (Kanaane, 1994).
·      Codo, Sampaio e Hitomi (1995) Existe um choque entre um indivíduo dotado de história personalizada e a organização do trabalho portadora de uma injunção despersonalizante. Emergem uma vivência e um sofrimento que determinarão sua saúde e funcionamento na organização (indignidade, inutilidade, desqualificação, etc).

2.    Causas
·      Silva, 2000 afirma: burnout de professores é conhecida como uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui.
a.  Estresse,
b.  A falta de recursos,
c.   A falta de tempo,
d.  Reuniões em excesso,
e.  Número muito grande de alunos por sala de aula,
f.    Falta de assistência,
g.  Falta de apoio,
h.  Pais hostis.

BULLYING
1)    Definição
a)    Atos de violência física ou psicológica.
b)    Intencionais e repetidos.
c)    Praticados por um indivíduo (bully ou valentão) ou grupo de indivíduos.
d)    Objetivo de intimidar ou agredir o outro indivíduo ou grupo.
e)    Vítimas/agressoras ou autores/alvos que cometem agressões por também serem vítimas de bullying.

2)    Caracterização do Bullying
a)    Assédio praticado por alguém em condições de exercer o seu poder.
b)    Segundo  Dan Owelus bullying é definido em três termos:
·         O comportamento é agressivo e negativo;
·         O comportamento é executado repetidamente;
·         Ocorre num relacionamento onde há desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
c)    O bullying divide-se em duas categorias:
·         Direto: comum entre agressores (bullies) masculinos;
·         Indireto: comum entre bullies femininos e crianças, caracterizado por forçar a vítima ao isolamento social.
d)    Pode ocorrer em qualquer relação social até mesmo envolvendo países.

3)    Características dos bullies.
a)    Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias.
b)    Sugere também um déficit em habilidades sociais e um ponto de vista preconchueituoso.
c)    Estudos não evidenciam que os bullies sofrem de déficit de autoestima (inveja e ressentimento).
d)    Rapidez em se enraivecer e usar a força (agressividade).
e)    Encaram as ações do outro como hostis.
f)     Preocupação com a auto-imagem.
g)    Ações obsessivas ou rígidas.

4)    Tipos de bullying
a)    Os bullies usam uma combinação de intimidação e humilhação, utilizando técnicas:
·         Insultar ou acusar a vítima de não servir para nada;
·         Ataques físicos repetidos contra o corpo ou propriedade da pessoa;
·         Danificar propriedade pessoal;
·         Espalhar rumores negativos;
·         Depreciar sem motivo;
·         Fazer com a vítima faça o que ela não quer ameaçando-a;
·         Colocar a vítima em situação problemática (ex. autoridades);
·         Conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu;
·          Fazer comentários depreciativos sobre a família, aparência, etnia, religião, orientação sexual, nível de renda, etc.
·         Isolamento social da vítima;
·         Usar tecnologias da informação – cyberbullying;
·         Chantagem;
·         Expressões ameaçadoras;
·         Grafitagem depreciativa;
·         Usar de sarcasmo para se passar por amigo enquanto assegura controle sobre a vítima.

5)    Locais de Bullying
a)    Pode acontecer em qualquer contexto de interação entre seres humanos.
b)    Em escolas geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente.
c)    Quem sofre o bullying pode desenvolver problemas psíquicos irreversíveis.      
d)    Muitas escolas passaram a realizar projetos para promover a cooperação entre os estudantes e o treinamento de alunos como moderadores para resolução de disputas.
e)    Os júris estão mais favoráveis as vítimas de bullying, movendo ações judiciais contra agressores e inclusive as escolas, por falta de supervisão adequada, violação dos direitos civis, discriminação racial e gênero ou assédio moral.
f)     Também está presente na forma de avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação alunos competentes por professores incompetentes ou não atuantes, para proteger uma instituição de ensino.

6)    Alcunhas (apelidos)
a)    Normalmente é dada por um amigo devido a uma característica única da vítima.
b)    Em alguns casos é feita por uma característica que a vítima não quer que seja alardeada.
c)    Em casos extremos professores podem ajudar a popularizá-la e é percebido como inofensivo.

d)    Ou pode ser sutil para ser percebido como indesejável.

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