27 de fev. de 2014

Resumo - Onde Falta Melhorar a Pesquisa em Psicologia no Brasil sob a Ótica de Carolina Martuscelli Bori.


Disciplina
Temática de Pesquisa em Psicologia’
Autor(es)
Sílvio Paulo Botomé
Título
Onde Falta Melhorar a Pesquisa em Psicologia no Brasil sob a Ótica de Carolina Martuscelli Bori.


1.    Seminário Acadêmico – 1984:  
v  Ocorreu na Universidade de Brasília – UNB.
v  A professora Carolina Martuscelli Bori participou de um debate com outros dois cientistas de Psicologia.
v  Debate ocorreu em uma mesa redonda sobre “A pesquisa no Brasil; problemas e soluções”.
v  Esteve focalizado na formação em Análise Experimental do Comportamento.
v  A professora Carolina Bori explanou sobre “o que falta fazer em Ciência na área da Psicologia no Brasil”.

2.    Pesquisa, Psicologia e Brasil:
v  É necessário aumentar a percepção sobre os problemas que existem nas relações entre o que cada uma dessas três palavras abrange e significa.
v  É necessário haver uma grande familiaridade dos pesquisadores em relação ao que está acontecendo com o “pesquisador” no País.
v  Essa discussão não pode ser feita em termos gerais (muito pouco) e nem sobre aspectos específicos (impressão de que está tudo bem).
v  Questão: no que, em que grau de abrangência ou de que forma pode ser útil examinar a “pesquisa em Psicologia no Brasil”?

3.    Participação de Psicologia nas discussões sobre Ciência no Brasil
v  Talvez nessas discussões não esteja existindo a contribuição da Psicologia, perdendo a possibilidade de acompanhar debates e decisões.
v  Quando o problema da pesquisa no Brasil é objeto de exame, o primeiro aspecto a localizar é o contexto do Brasil se um país de terceiro mundo.
v  Só é possível equacionar “soluções” da Ciência e Tecnologia apropriadas ao desenvolvimento deste País.
v  Compreender que este País tem uma condição diferente dos países já consagrados como produtores de Ciência e Tecnologia.

4.    Pesquisa em Psicologia no Brasil
v  O que precisa ser feito de pesquisa em Psicologia no Brasil?
v  Para isso é necessário ter claro o que está sendo reivindicado pela comunidade científica deste País.
v  É uma comunidade que vive angustiada pelos problemas típicos do Terceiro Mundo.
v  A pesquisa científica esta relacionada com o desenvolvimento social, assim tem-se muito a pesquisa para resolver estes problemas e dificuldades.
v  Implicações para os pesquisadores: há uma grande quantidade do que precisa ser pesquisado e uma pequena quantidade de pessoas a pesquisar.
v  O que pesquisar: não é uma escolha individual, é uma atividade que tem uma responsabilidade social de toda a comunidade científica.
v  Opções pela pesquisa: devem ser realizadas como uma opção de serviço, porque a população precisa de ajuda.
v  Desafio do cientista: a população precisa ser auxiliada para poder acompanhar os cientistas e estar junto com eles, assim, o cientista precisa aprender a falar para as pessoas dos mais diferentes segmentos da população.
v  Percepção Fundamental: que Ciência e Tecnologia são dois ingredientes que poderão ajudar a superar muitos problemas de desenvolvimento do País.
v  Para trabalhar com Ciência e Tecnologia, os cientistas brasileiros precisam dominar o conhecimento existente, sem dominá-lo não superamos as condições em que vivemos.
v  Necessita estudar sempre, muito e de tudo que possa relacionar-se com a área em que trabalha.
v  O aluno principalmente de Psicologia, precisa ser uma pessoa com participação ativa, com a visão de que ele precisar dominar o conhecimento existente porque é disso que depende o desenvolvimento do País onde ele está.
v  Finalidade: que não tem nada do egoísmo de interesses ou preferências pessoais, e sim, muito de desafio e responsabilidade social.
v  Universidade: lugar apropriar-se do conhecimento e torná-lo acessível à sociedade. Mesmo nos países desenvolvidos, onde há empresas que fazem pesquisa, a grande parte da produção de conhecimento é feita nas universidades.
v   Os procedimentos pelos quais fazemos a Universidade são parte dos problemas de dependência dos países de Terceiro Mundo.
a)    Estão reduzindo-as a uma instituição inútil, inócua, improdutiva, inexistente, “fechada”.
b)    A Ciência e a pesquisa ficam sem a sua única base possível para, efetivamente, integrar-se a sociedade.
c)    Essa perecer ser a tendência que existe nos últimos anos no Brasil.
d)    Necessário propor o que deve caracterizar a universidade, para as pessoas poderem agir de forma a construí-la e não apenas acabar com a que não está satisfazendo.
e)    Ela precisa ter interlocutores na população tanto quanto em cargos de representação política, de modo, a convencer que a Ciência é um empreendimento e um tipo de atividade importante para o País.
f)     Não reduzir os alunos a “simples ouvintes” que lhe são apresentados informações, as quais, são confundidas como “conhecimento”.
g)    Preservar a Universidade como instituição e mudá-la como organização.
h)   Reivindicar por verbas públicas adequadas para o financiamento da pesquisa científica.
i)     Nos últimos 20 anos, as verbas públicas para a pesquisa foram reduzidas a um terço – significa que o país parou a produção de conhecimento que possibilitaria a construção de tecnologia necessária para superar seus problemas.
j)      Hoje o Brasil “compra tecnologia” e “adota informações” – ele consome o que outros países produzem.
k)    Reivindicação Fundamental: desenvolver nossa própria produção de conhecimento e tecnologia, por meio de uma universidade íntegra e competente e com recursos necessários para fazer isso.
v  Há pouca transparência e falta de acesso e também ausência de participação na elaboração do orçamento de Ciência e Tecnologia (C&T).
a)    A comunidade científica tem feito propostas ao governo e, em geral, não tem sido atendida.
b)    Os cientistas consideram que a atual organização do Sistema de Ciência e Tecnologia Nacional tem muitos defeitos.
c)    Necessita da integração dessas agências (FINEP, CNPq e estatais) em um sistema coerente com uma política bem definida de apoio a C&T, incluindo a participação das universidades e sociedades científicas e com verbas estaduais e federais.
d)    Qual o sistema e quais os seus componentes que precisamos para o desenvolvimento da C&T  e do Ensino Superior que o país necessita?
v  O sistema educacional, a política e a economia do Brasil são “estudados” por agentes externos ao Brasil e por grupos políticos e econômicos diversos,
v  Também a Psicologia no País interessa ser “estudada” como um possível meio para interferir no que é feito no País.
v  Faremos a Psicologia ditada burocraticamente por agência de poder já consolidadas de acordo com interesses e objetivos, que podem não corresponder ao que interessa ao País e ao desenvolvimento do conhecimento em Psicologia.
v  A direção do trabalho científico e tecnológico precisa ser orientada sobre a base segura do conhecimento da realidade social com suas necessidades e de cada área de conhecimento.
v  Parece que, em muitos casos, “prioridade” tem sido “fazer aquelas pesquisas que dão informações para a tecnologia que vai ser desenvolvida fora do Brasil”.        
v  É preciso identificar com clareza a manipulação do dinheiro da Ciência.
v  A Universidade Brasileira tem muitos aspectos de inventividade, que não chega até o público, até a população.
v  A produção C&T não é acessível, mesmo para apoiar outros trabalhos científicos no país.
v  É preciso uma política de inovação no uso e na administração do produto da atividade científica.
v  Não há uma política de administração da utilização do conhecimento científico fora da Universidade.
v  Ciência não é uma atividade individual, é um empreendimento coletivo. Exigindo decisões coletivas e políticas.
v  Política científica em Psicologia não se fará sem a participação dos cientistas e das universidades do País, nem sem instrumentos, instituições e atividades que tenham apropriadas para que essa participação coletiva seja real, significativa e emancipadora.

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