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6 de ago. de 2014

Resumo - Como classificar as pesquisas?


Livro
Como elaborar projetos de pesquisa.
Autor(es)
GIL, Antonio Carlos.
Capítulo 4
Como classificar as pesquisas?

  • Como classificar as pesquisas com base em seus objetivos: útil para estabelecimento do marco teórico, possibilita um aproximação conceitual.

1.    Exploratória – proporcionar maior familiaridade com o problema, torná-lo mais explícito ou constituir hipóteses.
2.    Descritiva – descrição das características de determinada população ou fenômeno, ou estabelecimento de variáveis.
3.    Explicativa – identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

  • Como classificar as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados: útil para confrontar a visão teórica com os dados da realidade, ponto de vista empírico. Denominado delineamento, este envolve a diagramação, previsão de análise e interpretação da coleta de dados.

1.    Fontes de Papéis
1.1 Pesquisa Bibliográfica – desenvolvida com base em material já elaborado, boa parte são estudos exploratórios.
a)     Livros: obras literárias, obras de divulgação, dicionários, enciclopédias, anuários, almanaques.
b)     Publicações/ Periódicas: jornais e revistas.
c)      Impressos diversos.
2.1 Pesquisa Documental – assemelha-se a pesquisa bibliográfica, a diferença consiste na natureza das fontes, pois esta vale-se de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa.
a)     Documentos de primeira mão: arquivos de órgãos públicos e instituições privadas (associações científicas, igrejas, sindicatos, partidos políticos, etc), cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios, boletins.
b)     Documentos de segunda mão: relatórios de pesquisa, relatórios de empresa, tabelas estatísticas, etc.
2.    Fontes fornecidas por pessoas
2.1 Pesquisa Experimental – determinar um objeto de estudo, selecionar variáveis, formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
a)    Manipulação: manipular características dos elementos estudados.
b)    Controle: introduzir controles na situação experimental.
c)    Distribuição aleatória: grupos experimentais e grupo controle designados aleatoriamente.
3.1 Pesquisa Ex-Post Facto – o estudo é realizado após a ocorrência de variações na variável dependente no curso natural dos acontecimentos. Também verifica relação entre variáveis semelhante a pesquisa experimental, difere que o pesquisador não possui controle sobre a variável independente.
4.1  Estudo de Coorte – grupo de pessoas que têm alguma característica comum, constituindo uma amostra a ser acompanhada por certo período de tempo.
5.1  Levantamento – interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer e mediante análise quantitativa obtêm-se conclusões.
6.1  Estudo de Campo – assemelha-se com o levantamento, diferindo que o levantamento possui maior alcance e o estudo maior profundidade, pois este procura aprofundar nas questões propostas, estuda-se um único grupo ou comunidade, não necessariamente geográfica.
7.1  Estudo de Caso – estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, permitindo o conhecimento amplo e detalhado.
8.1  Pesquisa-ação – ação ou resolução de um problema coletivo e no qual participantes e pesquisadores da situação estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

9.1  Pesquisa Participante – caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros da situação investigada. A pesquisa-ação pressupõe uma forma de ação planejada, de caráter social, educacional, técnico. A participante envolve a distinção entre ciência popular e ciência dominante, tende a ser vista como uma atividade que privilegia a manutenção do sistema vigente.

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