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28 de fev. de 2014

Resumo - Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão.

Disciplina
Temática de Pesquisa em Psicologia
Autor(es)
Hartmut Gunther
Título
Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão.

Variabilidade de Comportamentos
Ø  Ótica das ciências sociais (CS) empíricas existe três aproximações principais para compreender o comportamento e os estados subjetivos:
a)     Observação do comportamento – ocorre naturalmente em âmbito real (documentos, diários, filmes, gravações);
b)    Experimento – observar o comportamento em situações artificiais e diante de tarefas definidas;
c)    Survey- perguntar as pessoas sobre o seu comportamento e seus estados subjetivos.
Ø  Estas famílias de métodos de conduzir estudos empíricos possuem vantagens e desvantagens, ligadas a qualidade dos dados obtidos, às possibilidades de sua obtenção e à maneira de sua utilização e análise.
Ø  Estas famílias de métodos são unidas pelo fato de partirem de perguntas essencialmente qualitativas.

Diferenças entre Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
1.    Características da Pesquisa Qualitativa
1.1. Pressupostos por Flick, Von Kardorff e Steinke (2000)
a)     Realidade social vista como construtora e atribuidora social de significados;
b)     Ênfase no caráter processual e na reflexão;
c)      Condições “objetivas” de vida têm relevância por meio de significados subjetivos;
d)      O refazer do processo de construção das realidades sociais (caráter comunicativo) torna-se ponto de partida da pesquisa.
1.2. Atributos da pesquisa:
a)       Características gerais;
b)       Coleta de dados;
c)       Objeto de estudo;
d)       Interpretação dos resultados;
e)       Generalização.
1.3. Características Gerais – Dilthey, Flick e cols.
a)       Compreensão como princípio do conhecimento – preferência em estudar relações complexas ao invés de explicá-las por meio do isolamento de variáveis;
(1)   Pode ser considerado um contraponto artificial, pois dificilmente um pesquisador exclui o interesse em compreender as relações complexas.
(2)   Defende é que a maneira de chegar a tal compreensão é por meio de explicações ou compreensões das relações entre variáveis.
b)       Construção da realidade a pesquisa é percebida como um ato subjetivo de construção;
c)       Descoberta e construção de teorias – são objetos de estudo desta abordagem;
d)       Ciência baseada em textos – a coleta de dados produz textos, que são interpretados hermeneuticamente.
1.4. Coleta de Dados
a)       Maryring e Flick e cols: consideram o estudo de caso como ponto de partida ou elemento essencial da pesquisa qualitativa.
b)       Princípio da Abertura: no qual, métodos e técnicas são adaptados ao caso específico, ao invés de um método padronizado e único, ou seja, adéquam-se ao objeto de estudo.
c)       Ao mesmo tempo, a diversidade inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos prederteminados e abertos , utiliza  procedimentos qualitativos e quantitativos.
1.5. Objeto de Estudo
a)       Totalidade do indivíduo: esta ênfase no indivíduo como objeto de estudo é essencial para a pesquisa qualitativa (Princípio da Gestalt);
b)       Historicidade: é sempre visto na concepção do objeto de estudo qualitativo, no que diz respeito ao processo desenvolvimental do indivíduo e no contexto que o indivíduo se formou.
c)        Problema da pesquisa: sublinha-se que este seja o ponto de partida de um estudo.
d)       A diferença entre pesquisa básica e aplicada não é frutífera.
e)       As perspectivas dos participantes também são relevantes.
f)        Posição Gestalt x Experimentalistas: todo é maior do que a soma das suas partes, não significa que não possa ser conveniente, concentrar-se apenas numa parte do processo da pesquisa.
1.6. Interpretação dos Resultados
a)       Acontecimentos e conhecimentos cotidianos: no âmbito da pesquisa não são desvinculados da vida fora do mesmo.
(1)   Em pesquisa quantitativa este item depende da audiência e do meio de divulgação.
(2)   Um nível maior de abstração pode impedir a inclusão do cotidiano, qualquer passo na direção de uma aplicação de resultados necessariamente inclui o dia-a-dia.
(3)   O mesmo se aplica para o contexto.
b)       Contextualidade: fio condutor de qualquer análise em contraste com uma abstração nos resultados, para que sejam generalizáveis.
c)       Reflexão Contínua: sobre o seu comportamento enquanto pesquisador.
(1)   Deve acontecer em qualquer tipo de pesquisa.
d)       Interação Dinâmica: entre o comportamento do pesquisador e o seu objeto de estudo.
(1)   Em pesquisa quantitativa dificilmente se escuta o participante após a coleta de dados.
2.    Generalização de Resultados
a)       Generalização Argumentativa: dependem de uma argumentação explícita apontando quais generalizações seriam factíveis para circunstâncias específicas. Assim uma amostra representativa asseguraria a possibilidade de uma generalização dos resultados.
b)       Processo Indutivo: partir de elementos individuais para chegar a hipóteses e generalizações. Este processo deve seguir regras específicas a cada circunstância.
c)       Quantificação: a função da abordagem qualitativa é a de permitir uma quantificação com propósito.
3.    Postura do Pesquisador
a)       Na pesquisa qualitativa há aceitação explícita da influência de crenças e valores sobre a teoria, sobre a escolha de tópicos de pesquisa, sobre métodos e sobre a interpretação de resultados.
b)       Constata-se também o envolvimento emocional do pesquisador com o seu tema de investigação.
4.    Estratégia de Coleta de Dados
a)       Qualquer variável pode explicar uma parte, da variabilidade do fenômeno sob estudo.
b)       Existem variáveis que por razões teóricos e/ou de experiência prévia são mais promissoras que outras.
c)       Há de se limitar as variáveis estudadas num mesmo tempo a um número manejável.
d)       Limitar o número de variáveis não implica           que as demais variáveis sejam consideradas improcedentes – uma boa pesquisa sempre estará aberta ao surgimento de novas variáveis e a explicações alternativas do cenário considerado no início da investigação.
5.    Estudo de Caso
a)       As abordagens qualitativas tendem a ser associadas a estudos de caso, dependem de estudos quantitativos, que visem gerar resultados generalizáveis.
b)       Num estudo de caso é possível utilizar tanto procedimentos qualitativos quanto quantitativos.
6.    Papel do Sujeito
a)       Indagar sobre o grau de passividade dos participantes de uma pesquisa.
b)       Até que ponto os sujeitos de um estudo são envolvidos na concepção, realização e interpretação de resultados de uma pesquisa?
c)       Pesquisa-ação de Lewin (1982) – poderia ser usada por qualquer abordagem, observacional; experimental; survey; qualitativa; quantitativa.
7.    Aplicabilidade e Uso da Pesquisa
a)       Controvérsia entre o valor da ciência básica versus ciência aplicada.
b)       Associação da pesquisa aplicada com pesquisa qualitativa e pesquisa básica com quantitativa.
c)       Discussão sobre a finalidade do conhecimento na pesquisa qualitativa (ajudar as pessoas a obter autodeterminação) e pesquisa quantitativa (avanço do conhecimento aplicável a todas as pessoas).
d)       Estas distinções (básica e aplicada) e associações a finalidade do conhecimento (quantitativa e qualitativa) mostram-se pouco relevantes.
e)       A postura do pesquisador diante do seu objeto de estudo pode levar a estratégias de pesquisa diferentes, mas não significa que um, ou outro, atribua maior valor ao contexto sociocultural da pesquisa.

Pesquisa Qualitativa: Delineamento, Coleta, Transcrição e Análise de Dados
1.    Delineamento da Pesquisa
1.1. Estudo de Caso
a)       Coleta e análise de dados sobre um exemplo individual para definir um fenômeno mais amplo.
b)       Estes dados podem ser tanto qualitativos quanto quantitativos.
c)       Pode observar comportamento no seu contexto natural, criar experimentos que utilizem o sujeito como seu próprio controle, realizar entrevistas, aplicar questionários ou administrar testes.
1.2. Análise de Documento
a)       É a variante mais antiga para realizar pesquisa, especialmente em revisão de literatura.
b)       Além de leitura e resumo de ideias, é possível extrair e sumarizar resultados por meio de meta-análise.
c)       Dependendo da natureza dos documentos existem as mais diferentes maneiras de encará-los, desde relatos verbais e respostas a perguntas de pesquisadores futuros, até segmentos de texto selecionados como “sujeitos” entre um corpo lingüístico grande, por meio de procedimentos de amostragem.
1.3. Pesquisa-ação
a)       Na perspectiva original seria de realizar investigações que contribuam, ao mesmo tempo, para o avanço científico e à transformação social (Lewin, 1982).
b)       A pesquisa-ação independe da técnica podendo ser utilizada com experimento, observação ou survey.
c)       Observa-se ainda a junção entre a pesquisa-ação e a pesquisa participante.
1.4. Pesquisa de Campo
a)       Engloba uma ampla variedade de delineamentos desde a sua introdução ao contexto acadêmico.
b)       Do ponto de vista de método da pesquisa qualitativa constitui uma integração de diferentes abordagens e técnicas.
1.5. Experimento qualitativo e avaliação qualitativa
a)       Estes procedimentos podem incluir uma abordagem qualitativa.
2.    Coleta de Dados
2.1. Tipos de Entrevista
a)       Focalizada;
b)       Semi-estandardizada;
c)       Centrada num problema;
d)       Centrada no contexto.
2.2. Tipos de Relatos
a)       Entrevista narrativa;
b)       Entrevista episódica;
c)       Contos.
2.3. Tipo de Procedimentos Grupais
a)       Entrevista em Grupo;
b)       Discussão em Grupo;
c)       Narrativa em Grupo.
2.4. Procedimentos Visuais
a)       Observação;
b)       Observação participante;
c)       Etnografia;
d)       Fotografia;
e)       Análise de Filmes.
2.5. Levantamento de dados
a)       Dados verbais por meio de entrevista centrada num problema;
b)       Entrevista narrativa;
c)       Grupo de discussão;
d)       Dados visuais por meio de observação participante.
3.    Transcrição de Dados
3.1. Representação de Dados: os meios de representação de dados são intimamente ligados às técnicas de coleta dos mesmos.
3.2. Transcrição de Dados: a transcrição do material verbal pode tomar as mais variadas formas.
a)       A mais detalhada é a transcrição literal de uma entrevista gravada, é a mais completa, mais informativa, e também a mais cara em termos de tempo e dinheiro.
b)       A transcrição comentada se registra explicitamente hesitações na fala além de expressões faciais e corporais (registros filmados ajudam este tipo de transcrição).
c)       O protocolo resumido implica em um processamento da informação dentro de um esquema interpretativo já existente.
3.3. Construção de Sistemas Descritivos: faz um elo entre a coleta de dados e a interpretação dos mesmos.
a)       Não é livre de perspectivas, valores e emoções de quem prepara um sistema de categorização de eventos.
b)       A descrição detalhada dos procedimentos da coleta, da transcrição e da análise de dados é essencial.
4.    Análise de Dados
a)       Grounded Theory;
b)       Análise Fenomenológica;
c)       Paráfrase social-hermenêutcica;
d)       Análise de conteúdo qualitativa;
e)       Hermenêutica objetiva;
f)        Interpretação psicanalítica de textos;
g)       Análise Tipológica.

Critérios de Qualidade de Pesquisa
a)    Perguntas: são claramente formuladas?
b)    Delineamento da pesquisa: é consistente com o objetivo e as perguntas?
c)    Paradigmas e construtos analíticos: foram bem explicitados?
d)    Posição Teórica e expectativas do pesquisador: foram bem explicitados?
e)    Procedimentos metodológicos: adotou regras explícitas? São bem documentados?
f)     Procedimentos analíticos: adotou regras explícitas? São bem documentados?
g)    Coleta de dados: foi coletado em todos os contextos, tempos e pessoas sugeridos no delineamento?
h)   Detalhamento da análise: considera resultados não-esperados e contrários ao esperado?
i)     Discussão dos resultados: leva em conta possíveis alternativas de interpretação?
j)      Resultados: são ou não congruentes com as expectativas teóricas? São acessíveis tanto para a comunidade acadêmica quanto para os usuário no campo? Estimulam ações básicas e aplicadas futuras?

k)    Teoria: foi explicitada que pode ser derivada dos dados e utilizada em outros contextos?

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