1)
Saúde visual
·
Os problemas
de visão ocorrem na infância e na adolescência.
·
Pesquisas revelam que uma em cada cinco crianças em idade escolar sofre de problemas de visão.
·
Uma criança
não consegue comparar se
está enxergando bem ou não e
dificilmente vai se queixar, podendo trazer
sérios problemas para o aprendizado.
·
Sintomas:
a)
Dificuldade
de leitura: ao ler um livro se precisa aproximá-lo dos olhos ou se é
necessário afastá-lo. Observe se as letras ficam meio embaçadas.
b)
Piscamento:
observe se você pisca muitas vezes ao focalizar um objeto ou durante a leitura.
c)
Sensibilidade
exagerada à luz: em ambientes
claros, não consegue abrir os olhos totalmente ou começam a lacrimejar.
d)
Terçol
freqüente: é uma inflamação
geralmente localizada nas pálpebras.
2)
Definição:
·
Perda na
área da visão que pode ser
a)
Cegueira
– total incapacidade de enxergar.
b)
Deficiência
visual – alterações no sistema visual, nesse sentido, o sujeito perde a acuidade visual, a capacidade de distinguir imagens, requerendo a utilização de próteses.
c)
Quando não há outra incapacidade associada a falta de visão, o sujeito irá compensar com outros sentidos, como tato, audição e olfato.
3)
Classificação:
·
Deficiências
Totais
a)
Cegueira ou perda de visão, caracterizada pela incapacidade
de enxergar.
b)
Existem dois
tipos de cegueira:
(1) Absoluta – incapaz de distinguir alguma
coisa, pode reconhecer um pouco de luz, mas é impossível adquirir conhecimentos por meio da vista.
(2) Parcial – sujeito cego pode distinguir luz, sombras e contornos.
·
Deficiências
Parciais
a)
Deficiência visual caracterizada por defeitos ópticos e ambliopia, problemas de refração no olho, manifestado por visão nebulosa (miopia, astigmatismo e
hipermetropia), podem ser corrigidos por pequenas intervenções cirúrgicas ou
uso de lentes.
b)
Na ambliopia
existe uma sensibilidade imperfeita na
retina, sem lesão orgânica do olho, levando a uma diminuição da visão de
dois tipos:
(1) Sujeitos com baixa visão – com auxílio de
material adequado e especialistas podem desenvolver uma aprendizagem normal.
(2) Sujeitos limitados visuais – com lentes
ou aparelhos especiais podem realizar uma aprendizagem normal.
c)
Distúrbios e anomalias visuais mais comuns:
hipermetropia, miopia, astigmatismo, estrabismo, heterotropia, nistagmo,
albinismo e catarata.
4)
Causas da deficiência visual:
·
Podem surgir por interferências na formação de
imagens na retina ou na transmissão destas ao cérebro:
a)
Erros óticos
b)
Defeito nos olhos
c)
Doenças
d)
Síndromes
·
As maiores causas eram:
a)
Sífilis
b)
Meningite
c)
Escarlatina
d)
Medidas como lavar os olhos de recém-nascido
·
O uso de vacinas conseguiu eliminar a maioria
das causas.
·
Hoje infecções intra-uterinas como rubéola e
toxoplasmose junto com malformação são as causas mais comuns
de deficiência congênita.
·
González (2007) – oito grupos diferentes de
causas da cegueira:
(1) Anomalias
congênitas (rubéola ou toxoplasmose) e herança genética;
(2) Problemas
de refração (miopia);
(3) Traumatismos
nos olhos durante a prática de esportes, queimaduras ou acidentes domésticos;
(4) Lesões
no globo ocular;
(5) Lesões
no nervo ótico, no quiasma e nos centros corticais;
(6) Alterações
próximas aos olhos, como pálpebras ou canais lacrimais;
(7) Doenças
gerais, infecciosas, intoxicações ou ainda transtornos endócrinos (diabetes,
sífilis, glaucoma, ceratite, rubéola);
(8) Causa
determinada por parasitas.
5)
Diagnóstico e Tratamento:
·
Profissionais mais indicados é o médico oftalmologista, especializado na avaliação e tratamento dos
defeitos e doença dos olhos e o optometrista,
que examina, mede e trata certos defeitos funcionais de visão.
·
Os pais e
professores podem detectar as
deficiências visuais por meio de indicadores:
a)
Dificuldade de ler o quadro-negro;
b)
Ter dores de cabeça;
c)
Esfregar os olhos, olhos avermelhados e com
lágrimas;
d)
Confundir e inverter letras e palavras;
e)
Trocar de linha ao escrever;
f)
Piscar e fazer esforços para ler;
g)
Incômodos excessivos pela luz.
6)
Pesquisas:
·
Teoria da
Compensação Sensorial: com a visão deficiente, os outros sentidos
automaticamente são reforçados.
·
Deficiência
com efeito negativo: a deficiência em uma área do desenvolvimento pode ter
efeito negativo em outras áreas. Um defeito funcional em uma área retarda ou
perturba o desenvolvimento de outras áreas intactas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário