Livro
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Como
elaborar projetos de pesquisa.
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Autor(es)
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GIL, Antonio Carlos.
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Capítulo 4
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Como classificar as pesquisas?
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- Como classificar as pesquisas com base em seus objetivos: útil para estabelecimento do marco teórico, possibilita um aproximação conceitual.
1.
Exploratória – proporcionar maior familiaridade
com o problema, torná-lo mais explícito ou constituir hipóteses.
2.
Descritiva – descrição das características de
determinada população ou fenômeno, ou estabelecimento de variáveis.
3.
Explicativa – identificar os fatores que
determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
- Como classificar as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados: útil para confrontar a visão teórica com os dados da realidade, ponto de vista empírico. Denominado delineamento, este envolve a diagramação, previsão de análise e interpretação da coleta de dados.
1.
Fontes de Papéis
1.1 Pesquisa
Bibliográfica – desenvolvida com base em material já elaborado, boa parte são
estudos exploratórios.
a)
Livros: obras literárias, obras de divulgação,
dicionários, enciclopédias, anuários, almanaques.
b)
Publicações/ Periódicas: jornais e revistas.
c)
Impressos diversos.
2.1 Pesquisa
Documental – assemelha-se a pesquisa bibliográfica, a diferença consiste na
natureza das fontes, pois esta vale-se de materiais que ainda não receberam um
tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetos da
pesquisa.
a)
Documentos de primeira mão: arquivos de órgãos
públicos e instituições privadas (associações científicas, igrejas, sindicatos,
partidos políticos, etc), cartas pessoais, diários, fotografias, gravações,
memorandos, regulamentos, ofícios, boletins.
b)
Documentos de segunda mão: relatórios de
pesquisa, relatórios de empresa, tabelas estatísticas, etc.
2.
Fontes fornecidas por pessoas
2.1 Pesquisa
Experimental – determinar um objeto de estudo, selecionar variáveis, formas de
controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
a)
Manipulação: manipular características dos
elementos estudados.
b)
Controle: introduzir controles na situação
experimental.
c)
Distribuição aleatória: grupos experimentais e
grupo controle designados aleatoriamente.
3.1 Pesquisa
Ex-Post Facto – o estudo é realizado após a ocorrência de variações na variável
dependente no curso natural dos acontecimentos. Também verifica relação entre
variáveis semelhante a pesquisa experimental, difere que o pesquisador não
possui controle sobre a variável independente.
4.1 Estudo
de Coorte – grupo de pessoas que têm alguma característica comum, constituindo
uma amostra a ser acompanhada por certo período de tempo.
5.1 Levantamento
– interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer e
mediante análise quantitativa obtêm-se conclusões.
6.1 Estudo
de Campo – assemelha-se com o levantamento, diferindo que o levantamento possui
maior alcance e o estudo maior profundidade, pois este procura aprofundar nas
questões propostas, estuda-se um único grupo ou comunidade, não necessariamente
geográfica.
7.1 Estudo
de Caso – estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, permitindo o
conhecimento amplo e detalhado.
8.1 Pesquisa-ação
– ação ou resolução de um problema coletivo e no qual participantes e
pesquisadores da situação estão envolvidos de modo cooperativo ou
participativo.
9.1 Pesquisa
Participante – caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros da
situação investigada. A pesquisa-ação pressupõe uma forma de ação planejada, de
caráter social, educacional, técnico. A participante envolve a distinção entre
ciência popular e ciência dominante, tende a ser vista como uma atividade que
privilegia a manutenção do sistema vigente.
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