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Metodologias de
Coleta de Dados na pesquisa qualitativa
1.1. Metodologias qualitativas em sociologia – Haguette
1.1.1. Fundamento Teórico
a)
Antropologia e Sociologia utilizaram técnicas
semelhantes na abordagem do real, principalmente na participação do pesquisador
no local pesquisado (ver o mundo aos olhos dos pesquisados).
b) Sociologia
(vertente interacionista) organização social está assentada nos sentidos,
definições e ações que grupos elaboram no processo de interação simbólica ao
longo do dia-a-dia.
c) Metodologias
qualitativas nascem em um ambiente social, intelectual e teórico específico,
que se reportam a clássicos da sociologia, como, Cooley, Thomas, Mead.
d) Métodos
e Técnicas não são autônomos e nem neutros.
e) Pesquisar
é sempre tematizar o real, dentro de uma dialética do sujeito e do objeto, com
o auxílio de métodos e técnicas que permitem uma aproximação do real.
1.1.2. Metodologias
a)
Método Quantitativo: supõem uma população de
objetos de observação comparáveis entre si.
b)
Método Qualitativo: enfatiza especificidades de
um fenômeno em termos de sua origem e sua razão de ser.
c)
Tanto as “estruturas” quanto os “microprocessos”
da ação social devem ser conhecidos, analisados e interpretados, cabendo a cada
um a metodologia apropriada ao que se deseja investigar.
d)
Quatro técnicas da metodologia qualitativa:
São
frequentemente usadas: a) em teses de hipóteses, quando os métodos estruturados
não podem ser empregados; b) na reconstituição de um evento; c) na história de
vida de indivíduos, organizações ou comunidades; d) estudos pilotos sobre novas
áreas do conhecimento.
ü Observação participante: Contato direto
do pesquisador, relação face a face onde ele modifica e é modificado pelo
contexto.
ü História de vida (HV): Documento ou
Captação de dados. Serve como ponto de referência para avaliar teorias, pode
servir de base para suposições, favorecer insights, auxiliar na busca de novas variáveis
em uma área desgastada e dar sentido à noção de “processo”(entende o ponto de
vista de pessoa).
ü Entrevista:
Ø Aspectos
que podem interferir: a) motivos ulteriores (pensa que sua resposta pode influenciar positivamente
em uma situação futura); b)quebra de espontaneidade; c) desejo de agradar; d)
fatores idiossincráticos (íntimo de cada pessoa); e)conhecimento sobre o
assunto da entrevista; f)falha na observação; g) omissão de dados por ambas as
partes.
ü História oral (HO): Em termos gerais
pode-se dizer que tudo que é ORAL, gravado e preservado pode ser considerado
história oral (discursos, conversas telefônicas, conferências). Tem por
finalidade preencher lacunas existentes nos documentos escritos. É
interdisciplinar, servindo para várias áreas.
Ø Pode
não ser confiável: a) se tratar de depoimento parcial; b) se fundar na memória
de um depoente.
ü HO,
HV e entrevista não podem partir da informação de um único depoente, mas um
conjunto de depoimentos que informam o todo.
1.1.3. Crítica aos métodos tradicionais
a)
Postura crítica em relação às metodologias
tradicionais como consequência do descrédito que a “ciência” tem provocado por
ter-se mostrado incapaz de resolver problemas de pobreza, de
subdesenvolvimento, de falta de democracia = problemas de desigualdades
sociais.
b)
Crítica à falta de neutralidade e objetividade e
seu postulado de distanciamento entre sujeito e objeto da pesquisa, surgiram
propostas de Pesquisa-participante e Pesquisa-ação (originado na psicologia
social e cunhado por Kurt Lewin na década de quarenta).
c)
Surgem devido à necessidade de inserção do
pesquisador no meio e de uma participação efetiva da população pesquisada no
processo de geração do conhecimento concebido.
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