MÉTODOS DE PESQUISA - UNIDADE I e II
1.
Pesquisa como produção de conhecimento
a) Atualmente
os métodos científicos têm validade tanto para ciência quanto na busca de tecnologia, e podem:
·
Priorizar o abstrato
e teórico e subestimar as sensações
e o experimento;
·
Entender a comprovação
experimental fundamental.
1.1. Conceito
de tecnologia
a)
Busca de conhecimento
de como produzir e desenvolver instrumentos
de trabalho, equipamentos e
processos.
b)
Destina-se a elevar a produção com a diminuição de esforço físico e melhorar a qualidade
de vida.
c)
Até o século XVII ciência e tecnologia não
estavam conectadas (C&T). O relcionamento entre ambas se dá com a Revolução
Científica.
1.2. Conceito
de Pesquisa
a)
Exercício ou prática da busca pelo conhecimento, conduzido por meio de método científico, se classifica em:
·
Básica
(fundamental): objetiva a expansão do saber, sem utilização imediata dos
resultados;
·
Aplicada
(estratégica): com propósito de gerar inovações para solucionar problemas.
1.3. Conceito de desenvolvimento experimental
a)
Diversas etapas
de transformação de uma descoberta
ou invento.
b)
Tem seu início
em uma bancada de laboratório, sendo
progressivamente testado em escalas cada vez maiores (scale-up) até
chegar ao estágio de protótipo. Este
conjunto de operações é definido
como atividade de Pesquisa e
Desenvolvimento, P&D.
c)
Pode ocorrer por cooperação entre laboratórios
ou trabalho integrado entre pesquisadores.
1.4. Conceito de estado de conhecimento ou “estado
da arte”
a)
É a avaliação
qualitativa e quantitativa do conhecimento
em um determinado momento.
b)
Referente ao campo da ciência (descobertas, invenções) ou técnica (inventos, inovações).
1.5. Processo de geração de conhecimento
a)
A atividade nas áreas de C&T e de P&D
tenha como resultado os produtos, as descobertas e inovações
(laboratórios de universidades, centros de pesquisa, oficinas,
parques-tecnológicos, incubadoras de empresas de universidades, etc).
b)
Inovação:
invenção que tem condições de ser absorvida
pelo setor produtivo, transformando-se em mercadoria.
·
Processo: tem o progresso tecnológico
incorporado, implica economia de pelo menos um recurso.
·
Produto: não esta voltada para poupar recurso,
mas incrementar a demanda de um determinado bem.
2.
Tipos de Pesquisa
2.1. Definição
pesquisa
a)
Compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de
incrementar o acervo do conhecimento científico e conceber novas
aplicações.
b)
É necessário que o pesquisador tenha uma clara distinção
dos diversos tipos de conhecimento e uma sólida fundamentação epistemológica.
2.2. Quanto à natureza
a)
Pesquisa
básica: objetivo a busca do saber.
b)
Pesquisa
teórica: dedicada a reconstruir
a teoria, aprimorar fundamentos
teóricos.
c)
Pesquisa
empírica: produz e analisa dados pela via do controle empírico e
factual.
d)
Pesquisa
aplicada: busca de solução para problemas concretos e
imediatos.
2.3. Quanto
aos objetivos
a)
Pesquisa
exploratória (Como?): procurar descobrir
teoria e práticas que modifiquem as existentes. É feita por meio de:
·
Levantamentos bibliográficos;
·
Entrevistas com profissionais da área;
·
Visitas as instituições, empresas, etc;
·
Websites.
b)
Pesquisa
descritiva (O quê?): Observa, registra e analisa os fenômenos, sem manipulá-los, e é muito utilizada em pesquisas sociais.
·
Observação sistemática;
·
Pesquisa não participante;
·
Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados.
c)
Pesquisa
explicativa (Por quê?): visa ampliar
generalizações, definir leis,
estruturar e definir modelos, relacionar hipóteses existentes.
·
Maior investimento na teorização e reflexão
sobre o objeto;
·
Aplicação de métodos de modelagem e simulação.
2.4. Quantos
aos procedimentos
a)
Pesquisa
experimental: manipula variáveis
relacionadas ao objeto de estudo.
·
Utilizada para obter novos conhecimentos e
construção de protótipos.
·
Requer manipulação e coleta de dados imparcial.
b)
Pesquisa
de laboratório: artificializa a produção
do fato ou da sua leitura.
c)
Pesquisa
operacional: investigação sistemática
dos processos de produção. Utiliza ferramentas estatísticas e métodos
matemáticos.
d)
Pesquisa
Ex-post-facto: investigação sistemática e empírica em que o pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis, porque os fatos já ocorreram.
e)
Levantamento:
interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer.
Útil para pesquisas exploratórias e descritivas.
·
Conhecimento direto da realidade.
·
Quantificação, economia e rapidez.
·
Etapas: seleção de amostra; aplicação de
questionários; tabulação dos dados; análise com uso de estatística.
f)
Pesquisa
de campo: observa o lugar natural em que ocorre o fenômeno (in natura).
g)
Estudo de
caso: estudo aprofundado e exaustivo de um ou poucos objetos, permitindo seu conhecimento
amplo e detalhado.
·
Adequado para explorar situações da vida real.
·
Explicar as variáveis causais do fenômeno.
·
Limitações: falta de rigor metodológico;
dificuldade de generalização; tempo destinado à pesquisa.
h)
Pesquisa-ação:
tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada associada
a uma ação ou resolução de um problema
coletivo.
·
Participantes e pesquisadores estão envolvidos
de modo cooperativo e participativo.
2.5. Quanto
à natureza da informação
a)
Pesquisa
quantitativa: traduzir em números
opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.
·
Observação sistemática: registro da ocorrência
de comportamentos durante um período de tempo.
·
Questionário: o questionário deve seguir uma
estrutura lógica, com o objetivo de cada questão de forma clara e instruções.
·
Entrevista: encontro entre pesquisador e o
objeto de estudo, servem para coleta de dados não documentados. Considerar a
distribuição do tempo por assunto e a formulação de perguntas com respostas
descritivas.
b)
Pesquisa
qualitativa: interpretação de fenômenos e a atribuição de significados e não requer o uso de
métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para a
coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave.
·
Observação participante: contato direto do
pesquisador com o fenômenos observado.
c)
Pesquisa
bibliográfica: deve anteceder todos os tipos de pesquisa, pois o
pesquisador em contato com o que existe sobre o tema. É feita a partir de documentos e compreende etapas
·
Identificação e localização das fontes.
·
Consulta aos catálogos da biblioteca.
·
Exame de índices periódicos.
·
Consultas aos abstracts.
·
Três tipos de fontes de informação: primária,
secundária e terciária.
·
Permite: determinar objetivos, construir
hipóteses e oferece elementos para justificativa do tema.
d)
Pesquisa
documental: realizada em documentos
conservados de órgãos públicos,
anais, regulamentos, ofícios, memorandos, etc.
3.
Projeto de Pesquisa
3.1. Objetivos
da pesquisa
a)
Contribuição inovadora para a ciência.
b)
Responder uma pergunta de interesse para a comunidade.
c)
Responder uma pergunta ainda não respondida.
d)
Responder uma pergunta de interesse social.
e)
Contribuição inédita em uma área do conhecimento.
3.2. Ponto
de partida da pesquisa
a)
Só é necessária
quando há uma dúvida a ser esclarecida.
b)
O problema:
dúvida inicial que motiva e orienta a pesquisa.
c)
Qual é a questão para qual se busca a resposta?
(clareza e argumentação).
d)
Prazo determinado
para realizar a pesquisa.
e)
Delimitação
dos tipos de relação do objeto principal de estudo.
f)
Utilizar perguntas
que estruturem o desenvolvimento
do projeto:
·
O que pesquisar – Tema.
·
Por que pesquisar – Justificativa.
·
Para que pesquisar – Objetivos.
·
Como pesquisar – Metodologia.
·
Quando pesquisar – Cronograma.
3.3. O que pesquisar?
a)
Há várias formas de escolher o tema:
·
Escolha pela instituição;
·
Escolha pela área de especialização;
·
Escolha pela lacuna na formação;
·
Escolha baseada na relevância para a área;
·
Escolha visando revisão teórica e prática;
·
Escolha baseada na aplicabilidade.
b)
O tema é o ponto
de partida no trabalho de pesquisa.
c)
Delimita um
campo de estudo dentro de uma grande área.
d)
Deve ser escolhido de acordo com as tendências e aptidões do pesquisador.
e)
Para avaliar a escolha pode se fazer as
seguintes perguntas:
·
É um problema original e relevante?
·
É adequado
para mim?
·
Tenho possibilidades
reais de executar?
·
Existem recursos
para o estudo?
·
Há tempo
suficiente?
·
Quais são as partes do tema?
·
Qual o contexto
do tema?
·
Qual a importância
do tema?
·
Quem deu contribuições
relevantes ao tema (outros autores)?
·
O que resta
por investigar do tema?
3.4. Por
que pesquisar?
a)
A justificativa
mostra a relevância da pesquisa e
identifica quais contribuições para
a compreensão, intervenção e solução a
pesquisa apresentará.
b)
O pesquisador deverá ter lido a bibliografia principal
c)
Apresenta as lacunas que existem nos estudos
até então realizados.
d)
Contribuição será preencher as lacunas ou demonstrar de forma crítica que o que
se entendia é uma interpretação incongruente com a realidade atual.
e)
Que motivos
justificam um projeto de pesquisa:
·
Atualidade
do tema.
·
Ineditismo
do trabalho.
·
Interesse
do autor.
·
Relevância
do tema.
·
Pertinência
do tema.
3.5. Para que pesquisar?
a)
Os objetivos
indicam o que se pretende conhecer,
ou medir, ou provar no decorrer da pesquisa, ou seja, as metas que se deseja alcançar.
b)
Objetivos
gerais: indicam uma ação ampla (resultado pretendido).
Referem-se à contribuição teórica que se espera alcançar.
c)
Objetivos
específicos: descrevem ações pormenorizadas ou aspectos detalhados que
levarão à realização dos objetivos gerais. Apresentam o resultado imediato do
trabalho científico.
3.6. Como
pesquisar?
a)
A metodologia
é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata
de toda a ação desenvolvida no trabalho de pesquisa. Descreve a estratégia de
pesquisa para coletar dados e testar a hipótese
formulada.
b)
Pode combinar
métodos qualitativos e quantitativos.
c)
A metodologia explica:
·
O tipo de
pesquisa;
·
O instrumental
utilizado;
·
O tempo previsto;
·
A equipe de pesquisadores
e a divisão do trabalho;
·
As formas de tabulação e o tratamento de
dados;
·
Tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
3.7. Quando pesquisar?
a)
O cronograma
deve descrever o tempo necessário para a realização de cada uma das partes propostas no projeto.
b)
As etapas
podem ser coincidentes, mas não excludentes.
4.
O Relatório de Pesquisa
4.1. Definição
a)
É um documento que mostra:
·
Como o
projeto foi executado;
·
Que dados
foram coletados;
·
Como esses dados
foram analisados;
·
Que resultados
podemos extrair deles.
b)
O projeto
pode ser retomado no relatório como relato da realização desse trabalho.
c)
É a primeira
divulgação da pesquisa efetuada, pois sem divulgação não servirá a seu fim.
4.2. Passos
para a divulgação da pesquisa
a)
Formular a pergunta.
b)
Realizar a pesquisa.
c)
Interpretar os resultados.
d)
Divulgar os resultados.
4.3. O
que considerar no relatório ou resumo
a)
O texto deve
ser conciso, informativo, com maior ou menor detalhamento.
b)
Apresentar o aparato teórico que deu suporte
à pesquisa.
c)
Esclareça
conceitos importantes, apresente, discuta
e se posicione a respeito de
diferentes visões e abordagens.
4.4. Como
escrever um relatório
a)
Identificação:
·
Capa simples: Nome da instituição; título do
trabalho; nomes; local e data.
·
Identifique: Projeto; n° processo; bolsista;
orientador; local de execução e vigência.
b)
Resumo:
é a apresentação sintética e seletiva das idéias de um
texto, ressaltando sua progressão e articulação.
·
Tamanho: um só parágrafo; frases pouco extensas;
terminologia específica; ordem direta das frases.
·
Contém: Identificação; Introdução; Material e
métodos; Resultados; Discussão/Conclusões; Apoio.
c)
Introdução:
deve esclarecer qual a pergunta que está fazendo (tema) e por que vale a pena fazê-la (justificativa).
·
Contém: Objeto de pesquisa; resumo do projeto
com problema e objetivos; razões da pesquisa; o que levou o pesquisador a esta
investigação.
·
Permite: estabelecer o estado atual do problema
a ser investigado, a importância do trabalho, limita o problema e situa no
setor especializado.
·
Informar: antecedentes do tema; tendências; natureza
e importância do tema; justificativa, relevância; contribuições; objetivos do
estudo.
d)
Material
e métodos: mostra o que você utilizou
e o que fez para responder à questão colocada como tema.
·
Sujeitos
da pesquisa: quem são; faixa etária; sexo; grau de escolaridade; diferenças
entre grupos; entre outros.
·
Métodos
de coleta de dados (procedimentos): que materiais foram utilizados; como os
dados foram coletados, etc.
·
Materiais:
equipamentos; reagentes e outros itens; informar fabricante e fornecedor.
·
Métodos:
descrever os procedimentos detalhados e que possam ser reproduzidos com
materiais e equipamentos descritos.
e)
Resultados:
quais as respostas encontradas. A descrição deve ser clara e objetiva,
resumindo os achados principais, detalhando-os em tabelas e figuras.
·
Tabelas: usar
o menor número possível e incluir todas as informações necessárias; numerá-las sequencialmente;
título informativo, colocado acima; notas no rodapé, abaixo da tabela.
·
Figura: numeradas
sequencialmente; título informativo, colocado abaixo da figura; figura deve ser
auto-explicativa.
f)
Discussão/Conclusões:
retomar os objetivos propostos na introdução, fazer um breve resumo do que foi
feito e apresentar as principais conclusões.
· Apresentar:
deduções lógicas e fundamentadas; conter comentários e conseqüências próprias
da pesquisa.
· O
que estas respostas encontradas nos resultados significam?
· Como
elas ajudam a resolver o problema?
· Quais
as principais dificuldades encontradas?
· Quais
as perspectivas de continuidade do trabalho?
g)
Bibliografia:
permite a identificação das publicações utilizadas.
·
Não listar se não citar; não citar se não
listar.
·
Existe formato apropriado para cada tipo de
publicação.
·
Citação: confere
credibilidade; existe três formas diferentes de mencionar o autor (citação
literal, paráfrase e plágio – crime).
·
Citação
literal: citações longas; citações curtas; citação de citação.
h)
Perspectivas
de continuidade ou desdobramento do trabalho: identificar se o projeto foi
concluído ou será continuado.
i)
Apoio: citar
as agências de financiamento (CNPq e UNIP).
j)
Agradecimentos:
pessoas ou instituições que colaboraram.
Muito bom Tamires!!!!
ResponderExcluir