Autor(es)
|
Weinberg, Robert S; Gould, Daniel.
|
Artigo
|
Fundamentos
da Psicologia do Esporte e do Exercício.
|
PARTE
I



o (a)
entender como os fatores psicológicos afetam o desempenho motor;
o (b)
entender como a participação na atividade física afeta o desenvolvimento psicológico.






PARTE
II

1.
Núcleo psicológico –
nível mais básico, profundo e estável, inclui atitudes, valores, interesses e
motivações, como também, crenças sobre si e autoconhecimento, seu “eu real”.
2.
Respostas típicas –
aprendemos a nos ajustar ao ambiente, resposta ao mundo a nossa volta.
3.
Comportamento
relacionado ao desempenho de papéis – aspecto mais variável da personalidade,
muda à medida que mudam as percepções do ambiente (p. ex. papel aluno,
funcionário, pai, filho).

1.
Abordagem Psicodinâmica
– Freud/Jung/Erickson, determinantes inconscientes do comportamento Id (impulsos
instintivos) como eles entram em conflito com os aspectos mais conscientes da
personalidade superego (cs moral) ou com o ego (personalidade cs). Centrada pessoa
como um todo do que traços isolados.
2.
Abordagem Traço – unidades
fundamentais personalidade (traços) são permanentes e consistentes em diversas
situações. Consideram que as causas dos comportamentos residem dentro da
pessoa, minimizando o papel de fatores situacionais ou ambientais.
3.
Abordagem
Situacional – comportamento é em grande parte determinado pela situação ou
ambiente. Deriva da Teoria da Aprendizagem Social (Bandura), explica
comportamento em termos de aprendizagem por observação (modelagem) e reforço
social (feedback), que moldam como você se comporta.
4.
Abordagem
Interacional – considera a situação e a pessoa (traços pessoais) como
co-determinantes do comportamento, interagindo para influenciar este.
5.
Abordagem
Fenomenológica – orientação mais popular atualmente. O comportamento é melhor
determinado considerando-se as características situacional e pessoal,
entretanto não busca traços e sim entendimento e a interpretação da pessoa de
si mesma e de seu ambiente.
|



o Ansiedade-estado:
estado emocional temporário, em variação, com sentimentos de apreensão e tensão
conscientes, acompanhados por ativação do SN autônomo.
§ Ansiedade-estado
cognitiva – grau em que a pessoa se preocupa ou
tem pensamentos negativos.
§ Ansiedade-estado
somática – mudanças de momento a momento na
ativação fisiológica, não é necessariamente a mudança, mas a sua percepção.
o Ansiedade-traço: faz
parte da personalidade, é uma tendência ou disposição comportamental de
perceber como ameaçadoras uma ampla variedade de circunstâncias que
objetivamente não são realmente perigosas.

o Estágio 1 – Demanda
Ambiental: demanda é imposta física e/ou psicológica.
o Estágio 2 –
Percepção da Demanda: percepção frente a
demanda, o nível de ansiedade-traço influencia a forma como ela percebe o
mundo.
o Estágio 3 –
Resposta ao Estresse: respostas físicas e
psicológicas da situação, e a faz sentir ameaçada o resultado será o aumento da
ansiedade-estado.
o Estágio 4 –
Consequências Comportamentais: comportamento
real do indivíduo sob estresse. O estágio final realimenta-se no primeiro
o Fontes de Estresse
Situacionais: importância do
evento/competição e incerteza a cerca do resultado/avaliação do evento.
o Fontes de Estresse
Pessoais: ansiedade-traço elevada; baixa
autoestima e ansiedade física social (corpo é avaliado).
Parte
III



1)
Situação
competitiva objetiva: padrão para comparação de que deve ser conhecido.
2)
Situação competitiva
subjetiva: modo como a pessoa percebe, aceita e avalia a situação competitiva
objetiva.
3)
Resposta: enfrentar
ou evitar a situação, ocorre nos níveis comportamental, fisiológico e
psicológico.
4)
Consequências:
positivas ou negativas, de sucesso ou fracasso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário