SÍNDROME DE BORNOUT
1.
Definição
·
Conjunto de sintomas e características que
descrevem um estado de exaustão prolongada
e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho.
·
O trabalho
coloca-se como castigo, sofrimento e culpa dependendo da motivação e do retorno que oferece ao
trabalhador.
·
O trabalho forma a identidade do indivíduo,
profissão, caracteriza seu ser, o indivíduo
é a sua profissão.
·
O trabalho provoca
diferentes graus de motivação e satisfação, principalmente na forma em
que se desempenha a tarefa (Kanaane, 1994).
·
Codo, Sampaio e Hitomi (1995) Existe um choque entre um indivíduo dotado de história personalizada
e a organização do trabalho
portadora de uma injunção despersonalizante.
Emergem uma vivência e um sofrimento que determinarão sua saúde e
funcionamento na organização
(indignidade, inutilidade, desqualificação, etc).
2.
Causas
·
Silva,
2000 afirma: A burnout de professores é
conhecida como uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto
e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade
de lecionar gradualmente diminui.
a. Estresse,
b. A falta de recursos,
c.
A falta de
tempo,
d. Reuniões em excesso,
e. Número muito grande de alunos por sala de aula,
f.
Falta de
assistência,
g. Falta de apoio,
h. Pais hostis.
BULLYING
1)
Definição
a)
Atos de violência física ou psicológica.
b)
Intencionais
e repetidos.
c)
Praticados por um indivíduo (bully ou valentão) ou grupo de indivíduos.
d)
Objetivo de intimidar
ou agredir o outro indivíduo ou
grupo.
e)
Vítimas/agressoras
ou autores/alvos que cometem
agressões por também serem vítimas de bullying.
2)
Caracterização do Bullying
a)
Assédio praticado
por alguém em condições de exercer o seu poder.
b)
Segundo Dan
Owelus bullying é definido em três termos:
·
O comportamento é agressivo e negativo;
·
O comportamento é executado repetidamente;
·
Ocorre num relacionamento onde há desequilíbrio
de poder entre as partes envolvidas.
c)
O bullying divide-se em duas categorias:
·
Direto: comum entre agressores (bullies)
masculinos;
·
Indireto: comum entre bullies femininos e
crianças, caracterizado por forçar a vítima ao isolamento social.
d)
Pode ocorrer em qualquer relação social até
mesmo envolvendo países.
3)
Características dos bullies.
a)
Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias.
b)
Sugere também um déficit em habilidades sociais e um ponto de vista preconchueituoso.
c)
Estudos não
evidenciam que os bullies sofrem de déficit
de autoestima (inveja e ressentimento).
d)
Rapidez em se enraivecer e usar a força
(agressividade).
e)
Encaram as ações do outro como hostis.
f)
Preocupação com a auto-imagem.
g)
Ações obsessivas ou rígidas.
4)
Tipos de bullying
a)
Os bullies usam uma combinação de intimidação e humilhação, utilizando técnicas:
·
Insultar ou
acusar a vítima de não servir para
nada;
·
Ataques
físicos repetidos contra o corpo ou propriedade da pessoa;
·
Danificar
propriedade pessoal;
·
Espalhar
rumores negativos;
·
Depreciar
sem motivo;
·
Fazer com a vítima faça o que ela não quer ameaçando-a;
·
Colocar a vítima em situação problemática (ex. autoridades);
·
Conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu;
·
Fazer comentários
depreciativos sobre a família,
aparência, etnia, religião, orientação sexual, nível de renda, etc.
·
Isolamento
social da vítima;
·
Usar tecnologias da informação – cyberbullying;
·
Chantagem;
·
Expressões
ameaçadoras;
·
Grafitagem
depreciativa;
·
Usar de sarcasmo
para se passar por amigo
enquanto assegura controle sobre a vítima.
5)
Locais de Bullying
a)
Pode acontecer em qualquer contexto de interação entre seres humanos.
b)
Em escolas
geralmente ocorre em áreas com supervisão
adulta mínima ou inexistente.
c)
Quem sofre o bullying pode desenvolver problemas
psíquicos irreversíveis.
d)
Muitas escolas passaram a realizar projetos para
promover a cooperação entre os estudantes e o treinamento de alunos como moderadores para resolução de disputas.
e)
Os júris estão mais favoráveis as vítimas de
bullying, movendo ações judiciais contra agressores e inclusive
as escolas, por falta de supervisão adequada, violação dos direitos civis, discriminação racial e gênero ou assédio moral.
f)
Também está presente na forma de avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação
alunos competentes por professores incompetentes ou não atuantes, para proteger uma instituição de ensino.
6)
Alcunhas (apelidos)
a)
Normalmente é dada por um amigo devido a uma característica única da vítima.
b)
Em alguns casos é feita por uma característica
que a vítima não quer que seja alardeada.
c)
Em casos extremos professores podem ajudar
a popularizá-la e é percebido como inofensivo.
d)
Ou pode ser sutil
para ser percebido como indesejável.
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