Disciplina
|
PSICODIAGNÓSTICO
|
Autor(es)
|
Silvia Ancora Lopez
|
Título
|
Psicodiagnóstico Interventivo: Evolução de uma prática.
|
Capítulo
12
|
Desafios no Psicodiagnóstico Infantil
|
1) Introdução
a)
Ambiente Clínica-escola com atendimento
gratuito, grande parte da clientela tem dificuldades
socioeconômicas, que implicam em determinadas carências.
b)
Induzem a uma atuação que foge do campo
tradicional da Psicologia Clínica, que segundo o CFP (2007, p.8), requer por
parte do psicólogo inventividade,
inteligência e talento para criar, inovar respondendo de forma
dinâmica ao movimento da realidade.
2) Reflexão Prática do Psicodiagnóstico
a)
Realizar uma reflexão prática sobre o psicodiagnóstico,
levando em conta o contexto no
qual ele se dá.
i)
Novas configurações familiares;
ii)
Realidade brasileira;
iii)
Características socioeconômicas;
iv)
Crise de valores políticos e morais;
v)
Situação da educação;
vi)
Realidade da violência e a convivência por parte
da crianças, desta no âmbito familiar e social.
b)
Principal queixa
na clínica-escola é a dificuldade na
escolarização.
c)
Encaminhamento
oriundo de escolas públicas, que
buscam explicação dos motivos que
impedem o desenvolvimento pedagógico das crianças.
d)
O psicólogo para atender essa demanda, se restringi a singularidade
da criança, e realiza o psicodiagnóstico privilegiando aspectos da personalidade, que
resultam em uma predisposição para a
formação desse sintoma.
e)
Desconsideram aspectos institucionais que contribuem para o fracasso escolar.
f)
Culpabilização
da vítima incutida pela má-fé
institucional da escola pública,
cuja crença que a criança pobre, sem
estímulos em casa para aprender, passa a se ver como burra, incompetente e preguiçosa.
g)
Comum escolas
e psicólogos compreenderem o fracasso escolar em seus aspectos intrassubjetivos e relacionais, os primeiros
por uma dificuldade em confrontar suas próprias deficiências e segundo apoiados na tradição da sua formação
profissonal que tendem a privilegiar
o indivíduo.
h)
Uma visão
ampliada da clínica permite uma compreensão da dificuldade escolar construída a partir da avaliação do contexto
escolar, no qual a criança esta inserida.
3) Psicodiagnóstico Interventivo
a)
Diante das limitações
do fazer clínico, procura-se engajar a família e a escola, visando:
i)
Compreender
as dificuldades da criança;
ii)
Encontrar formas de auxiliá-la no seu desenvolvimento.
b)
Visita
escolar tem papel significativo,
a fim de possibilitar uma reflexão
conjunta com as equipes das escolas sobre
o seu papel na dificuldade dos alunos.
c)
Discriminar para os pais quais são as dificuldades
de seus filhos e o que é responsabilidade das instituições escolares. Levando-os a
colocar-se mais criticamente, levando
reivindicações para as escolas.
d)
Participação dos pais no psicodiagnóstico
propicia uma mudança de atitude em relação aos seus filhos, favorecendo seus aspectos positivos e auxiliando a criança a superar os aspectos negativos.
4) Desafio do Psicodiagnóstico
a)
Ampliar o olhar – ir além da criança como foco
da investigação e integrar outros aspectos, como os efeitos do mundo
moderno sobre ela e sua família.
b)
Novas
configurações familiares: monoparentais femininas; irmãos com pais diferentes; avós
que criam seus netos; casais com filhos de relacionamentos anteriores.
i)
Identificaram-se dificuldades e vantagens em
avós que desempenham o papel de pais para seus netos.
ii)
Sentimento de vergonha em famílias homoparentais, devido à dificuldade de obter legitimidade social e jurídica no Brasil.
c)
Cabe ao psicólogo
questionar de que forma essas metamorfoses
nas famílias repercutem na constituição das crianças.
5) Objetivo do Psicodiagnóstico Interventivo
a)
Conhecer os sentidos
e significados que as crianças e
seus pais dão às suas vidas e seus mundos.
b)
Enfrentamento
das teorias que se apresentam insuficientes
para as profundas transformações nas famílias:
i)
Despir-se das amarras teóricas.
ii)
Acolher o
cliente e sua família.
iii)
Não cair na armadilha de que a criança ficará obrigatoriamente, prejudicada no seu
desenvolvimento psicológico.
c)
Psicodiagnóstico oferece a oportunidade de uma reflexão conjunta para enfrentar as lacunas teóricas através de uma
compreensão co-constituída pautada
no mundo vivido pelo cliente.
d)
O atendimento em grupo auxilia na compreensão
da própria família, contribui para diminuir a sensação de isolamento e eliminando a sensação de que seu caso é diferente, único e sem
solução.
6) Violência Social e Familiar
a)
Não é exclusivo da atualidade.
b)
Problema complexo
e delicado, com múltiplas causas, interfaces e
principalmente, o sofrimento psíquico de
todas as pessoas envolvidas, exigem extremo cuidado dos profissionais
envolvidos.
c)
Tem que ser analisado em seu contexto cultural e condições impostas
pela vulnerabilidade social.
d)
Em muitos casos é um episódio intrafamiliar marcado pela existência
de vinculação afetiva entre seus
integrantes, dependência econômica entre
os cuidadores, negligência, conivências e vulnerabilidades.
e)
Compromisso de zelar pelo bem-estar da
criança ou adolescente, com cuidado
de não cometer imprudências.
f)
Competitividade
e desigualdade resultam no aumento de: violência; uso de drogas;
conflitos e rupturas familiares; alienação social e política; xenofobia;
conflitos étnicos e religiosos; doenças psicossomáticas.
i)
Não agir de forma neutra, atacar frontalmente esses temas.
ii)
Considerar fontes de desestabilização emocional das crianças: psiquismo e questões sociais.
iii)
Sugerir, apoiar e incentivar pais e responsáveis
a atitudes ativas. Auxiliá-los a
conhecer, reconhecer e batalhar por seus direitos
como cidadãos.
7) Finalidade do Psicodiagnóstico
a)
Compreender e respeitar o mundo do cliente,
contemplando as questões políticas,
sociais e econômicas.
b)
Não ater-se apenas ao espaço clínico, mas conhecer o ambiente escolar da criança, suas condições de moradia e seu meio social.
c)
Implica no confronto
com as nossas limitações e inquietações
d)
Criar um espaço que permita compartilhar o sofrimento e
encontrar um novo modo de lidar com
a realidade do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário