A
Escola é Para Poucos? A Positividade da Escola no Desenvolvimento Psicológico
dos Alunos em uma Visão Vygotskyana.
Marilda Gonçalves Dias Facci
Objetivo:
discutir acerca da necessidade de compreendermos a importância da escola no
desenvolvimento psicológico dos alunos, tomando como referência os pressupostos
da Psicologia Histórico-Cultural, que se fundamenta no marxismo.
Introdução
·
A partir da pesquisa realizada nos anos 1980 na
cidade de Fortaleza a respeito das expectativas que as crianças tinham em
relação à escola, no decorrer da 1ª série do Ensino Fundamental.
·
Ao decorrer os dias de ingresso na escola as
expectativas foram mudando:
ü
Elas perceberam que a escola está voltada para a
minoria.
ü
“Lá não é o lugar onde se aprende, mas onde se
tem que mostrar que sabe”
ü
Nossas escolas não estão permitindo que nossos
alunos encontrem nelas um espaço para aprender.
ü
O fracasso escolar é fruto de uma sociedade discriminatória
e não permite que todos tenham igualmente, acesso ao conhecimento. (Caso Vitor)
·
O psicólogo escolar lida: com o sofrimento
daquele que tem expectativa de que a escola vai proporcionar a ele condições de
aprender a ler e escrever.
·
De quem é a culpa? Da criança, da família, da
escola, do professor? Não se trata de buscar culpados, e sim o sucesso escolar.
·
A Psicologia vem trabalhando a serviço da
manutenção da divisão de classes, que ela tem naturalizado o fracasso escolar,
ao colocar o indivíduo (aluno, professor, família) a culpa pelo não aprender.
·
Esse fracasso é decorrente de condições
histórico-sociais. Embora se defenda a importância da escola, muito pouco é
feito nela.
1. A Questão Metodológica na Escola de
Vygotsky
·
Produção teórica de Vygotsky: construir novo
homem, não poderia ser explicado por uma visão de homem empírico, mas sim
compreender esse homem como um indivíduo concreto – síntese das relações
sociais.
ü
Origem histórico-social da psique humana - cada
pessoa é em maior ou menor grau o modelo da sociedade, ou melhor, da classe a
que pertence, já que nela se reflete a totalidade das relações sociais.
ü
Por conta da divisão de classes, a composição
das personalidades humanas não representa algo homogêneo e uniforme em um dado
período histórico.
ü
Psicologia confirmar o caráter de classe e
distinções de classe são responsáveis pela formação dos tipos humanos –
contradições internas encontradas nos diferentes sistemas sociais encontram
expressão no tipo de personalidade e na estrutura da psicologia humana naquele
período histórico.
·
Denuncia as duas visões da Psicologia em relação
ao desenvolvimento do psiquismo: subjetivista e objetivista, ora privilegiam
fatores externos, ora internos = Superar essa dicotomia (Psicologia Geral, nem
idealista e nem materialista).
·
Psicologia científica não pode partir de
conhecimentos fragmentários e nem da simples descrição dos fatos. Entende que a
dialética permitiria compreender os fenômenos atrelados às condições
histórico-sociais.
·
A única Psicologia científica que pode existir é
a marxista – primeiro estudioso a aplicar o materialismo histórico dialético à ciência psicológica.
·
Generalizações conceituais com base no
historicismo – A primeira:
ü
Compreender a história individual a partir da
história social;
ü
Para entender o homem é necessário entender o
processo de transformação social pelo trabalho;
ü
O traço fundamental é a atividade humana com seu
caráter mediatizado pelo instrumento, que se interpõe entre o sujeito e o objeto
da atividade;
ü
Todo comportamento humano é mediado por
instrumentos e signos.
·
A segunda generalização:
ü
A psique humana mantém relação de dependência
com à vida e à atividade social.
·
A terceira generalização:
ü
O homem teve um salto qualitativo em relação aos
animais;
ü
Diferente dos fenômenos psíquicos naturais dos
animais, nos humanos, o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, é
resultado das interações que o homem estabelece com outros homens;
ü
São essas funções psicológicas superiores que
diferenciam os homens dos animais.
2. A Escola e o Desenvolvimento Psicológico
·
Será que a escola está cumprindo a sua função de
ensinar?
·
A escola tem a função de socializar os
conhecimentos produzidos pelos homens:
ü
Ensinar a ler, a escrever;
ü
O trabalho pedagógico deve criar condições para
que o aluno se aproprie dos conhecimentos clássicos elaborados no decorrer da
história;
ü
É responsável pelo processo de humanização dos
indivíduos;
ü
O aprendizado é fundamental para que as funções
psicológicos superiores aconteçam;
ü
Pressuposto de que, para se tornar humano, o
homem precisa se apropriar da cultura – professor tem tarefa fundamental.
ü
Como pensar que esse professor pode cumprir sua
função de ensinar em uma sociedade que tem formado muito mal esses prof.? Como
ele vai ensinar se houve um esvaziamento no seu trabalho?
·
Crítica a “Pedagogia das Competências” – ênfase na
atuação profissional do prof., desenvolvida mediante a construção de
competências “a meta é fazer aprender do que ensinar”.
ü
O aluno deve dirigir o seu ensino.
ü
Partem da concepção de Piaget “aprender a
aprender” – o aluno, mediante sua ação e auxiliado pelo professor, deva ser o
agente de seu próprio conhecimento.
·
Saviani: a Escola Nova ao tentar ser
democrática, ao valorizar o conhecimento do aluno em contraposição à escola
tradicional, trouxe um grande estrago para a educação das massas populares –
retirou a possibilidade do acesso ao saber.
·
O aprender-a-aprender:
ü
Secundariza a atuação do professor e da escola
na formação dos indivíduos;
ü
Valoriza o conhecimento que a criança adquire
por si só;
ü
Defesa na forma de aprender do que na
apropriação do conhecimento.
·
Tese Doutorado: a ênfase não está nos conteúdos,
mas sim no aprender a aprender e que a prática e a reflexão devem guiar a
prática pedagógica.
ü
Construtivismo – não se aceita que exista um
conhecimento objetivo, universal;
ü
Existe uma realidade construída a nível
individual, a que possibilita concluir que o conhecimento científico,
objetivado pelo homem, não pode ser apropriado;
ü
Se não nos apropriarmos da produção histórica da
humanidade, como poderemos provocar mudanças nessa situação de opressão em que
vivemos? Ou devemos usando terminologia piagetiana adaptar-nos à realidade?
ü
Essas concepções teóricas caminham na direção da
manutenção das relações de classe, não permitindo que o professor e o aluno se
humanizem – apropriem-se dos conhecimentos mais elaborados.
ü
O tornar-se humanizado, depende das relações de
apropriação e objetivação, pelo processo de alienação impede que se desenvolvam
plenamente.
ü
As condições objetivas de vida (baixos salários,
desvalorização do professor e dos conhecimentos, pol. pub. ocultamento fracasso
escolar...)
a.
Provocam no prof. um adoecimento, que o
imobiliza e o impede de levar Vitor e Daniele a terem uma perspectiva positiva
na escola e se apropriarem do conhecimento.
ü
O conhecimento teórico-crítico já produzido e
que explica a forma histórica de ser dos homens – é que deve servir de
ferramenta para entender e significar a prática do prof., culpá-lo pelas
mazelas do ensino não traz avanço na busca do sucesso escolar.
ü
A sociedade ao produzir o fracasso escolar está
promovendo o sucesso ideológico de perpetuar a divisão de classes – mantendo de
forma diferenciada o acesso ao saber elaborado.
ü
“Sociedade das ilusões” que proclama a
importância do conhecimento e que escamoteia os principais determinantes do não
aprender.
ü
A apropriação
dos conceitos científicos pelo aluno, na escola, é assim considerada um fator
primordial para o seu desenvolvimento.
·
Atividade dominante – que condiciona as mudanças
mais importantes nos processos psíquicos e nas particularidades da sua
personalidade – na fase escolar, é o estudo.
ü
Relações sociais ampliam (pais para sociedade),
orientarão seu lugar na vida, seu papel social;
ü
Observar a realidade de forma mais elaborada,
ultrapassando observação direta.
ü
Surgem consciência e o pensamento teórico e se
desenvolvem – reflexão, análise e planificação mental.
·
Atividade histórico-social – atividade que se
encontra objetivada/depositada/condensada nos objetos (materiais e imateriais),
usos, costumes e na linguagem humana.
ü
Provoca uma modificação da estrutura geral dos
processos de comportamento e do reflexo;
ü
Forma novos tipos de comportamento, novas
aptidões e funções psíquicas.
ü
As relações sociais desenvolvem funções de
abstração, memória lógica, pensamento – quando o prof. consegue sistematizar os
conteúdos (ação planejada e consciente) de forma que o aluno se aproprie,
influencia o desenvolvimento psicológico do aluno.
·
Funções Psicológicas Superiores - ocorrem por
meio da superação do desenvolvimento biológico, são aprendidas coletivamente,
são voluntárias e necessitam de mediadores.
ü
Desenvolvidas por meio das interações com outros
seres humanos;
ü
Criadas coletivamente – o conhecimento primeiro ocorre
em nível interpsicológico e depois em nível intrapsicológico;
ü
Essas funções necessitam da mediação –
instrumentos e signos.
a.
Aquisição de ferramentas – desenvolvimento específico
dos métodos psicológicos internos – habilidade de organizar o próprio
comportamento = desenvolvimento cultural da mente da criança.
ü
Esse desenvolvimento mental depende das relações
que a criança estabelece com as pessoas que a cercam
ü
A educação escolar assume papel central no
desenvolvimento das funções psicológicas superiores:
a.
Professor atua como mediador entre o
conhecimento sistematizado pela humanidade em suas formas mais desenvolvidas;
b.
E os alunos, criando neles novas necessidades e
motivos para o estudo.
ü
Estudo da Defectologia: todas crianças podem ser
ensinadas, podem desenvolver suas potencialidades se mediadores adequados forem
utilizados.
3. Tecendo Algumas Considerações
·
Todos os indivíduos, independentemente da classe
social, tenham acesso a uma escola emancipatória.
·
O desenvolvimento do pensamento teórico em
direção à realidade permite ao homem “sair” dos limites da vida cotidiana
observada diretamente; o introduz no amplo círculo dos acontecimentos
mediatizadamente representados que transcorre no mundo e também nas relações
com as pessoas.
·
A escola não pode transformar a sociedade, mas
pode transformar a consciência daqueles que passam por ela. E ela pode ampliar
sua capacidade de pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário